No âmbito do Programa Multiplica SP #Professores, o Professor Multiplicador, docente que atua em sala de aula, é o responsável pela formação, pela orientação, pela mediação e pelo acompanhamento das ações realizadas pelo Professor Cursista. Ele multiplica as formações recebidas pela EFAPE com seus pares!
O Professor Multiplicador acompanhará a frequência e a avaliação dos Professores Cursistas, registrando nas turmas da plataforma virtual as agendas de trabalho, realizando o acompanhamento das atividades e disponibilizando os materiais de apoio.
Ele deverá mediar didática e pedagogicamente as atividades, tendo como referência o conteúdo específico dos roteiros formativos, bem como orientar e avaliar as atividades propostas, atendendo às solicitações e entregando documentações ao PEC Multiplica e ao responsável EFAPE Multiplica, sempre no prazo solicitado.
Foram realizadas visitas técnicas nos polos para divulgação do programa, para consultar as informações realizadas durante essas visitas, clique aqui.
Os momentos destinados à formação do Professor Multiplicador serão realizados em horário de serviço referente a duas ATPC ou Atividades Pedagógicas, quando ele participará das ações formativas propostas pelo PEC Multiplica, sendo estas realizadas em caráter semanal, de maneira remota, em horário pré-agendado e com câmera aberta.
No desenvolvimento das atividades com o Professor Cursista, o Professor Multiplicador atuará com até 2 (duas) turmas de Professores Cursistas, sendo responsável por 6 (seis) aulas semanais, distribuídas em 4 (quatro) aulas síncronas de tutoria com Professores Cursistas e 2 (duas) aulas assíncronas de preparo e estudo para tutoria.
As aulas deverão ser realizadas durante as Aulas de Trabalho Pedagógico em Local de Livre Escolha (ATPL) ou Atividades Pedagógicas Diversificadas (APD) que integram a carga horária docente/jornada de trabalho, sendo essas ATPL ou APD compensadas.
As inscrições para o processo seletivo para Professor Multiplicador ocorrem entre 21/11/2023 e 20/12/2023. Para participar é fundamental a leitura dos documentos abaixo:
E aí, se interessou? Para se inscrever, clique aqui.
Para saber mais sobre as atribuições do Professor Multiplicador, clique aqui.
Ensino Fundamental Anos Iniciais
O Professor Multiplicador dos Anos Iniciais atuante no curso Ciclo 1º ao 3º ano de Alfabetização tem como atribuição promover a formação entre pares e a socialização das práticas pedagógicas, tendo em vista a vivência do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental. As pautas formativas são construídas especificamente para esse ciclo e devem ser exploradas a partir de eixos e temáticas que contemplem a área. É fundamental reiterar a importância de um profissional da educação que tenha entre suas características: empatia, autogestão, engajamento e abertura ao novo, além da habilidade para o uso de tecnologias plugadas e desplugadas.
Espera-se que o Professor Multiplicador que atuará na formação do curso Anos Iniciais: Ciclo 4º e 5º anos – Aprofundamento fomente a troca entre pares, estimule o intercâmbio de práticas que evidenciem as especificidades didáticas e pedagógicas do referido ciclo, tendo em vista que as pautas formativas serão construídas estritamente para este ciclo e deverão ser exploradas a partir de temáticas, abordagens, instrumentos e recursos que integram o escopo do segmento. Portanto, é fundamental que esse profissional tenha, entre outras características, o protagonismo, a empatia, a abertura ao novo, a autogestão, além de uma comunicação assertiva e familiaridade com tecnologias digitais e metodologias inovadoras, sejam elas plugadas ou desplugadas.
O curso do Programa Multiplica SP #Professores para os Anos Iniciais enfatiza a escuta ativa, a troca e a formação entre os participantes, destacando o protagonismo sênior do educador no âmbito profissional e no pessoal. Professores e multiplicadores conduzem reuniões semanais com pautas formativas, exigindo abertura a novas ideias, disposição para práticas inovadoras e familiaridade com tecnologias e metodologias ativas. O Professor Multiplicador, ao conduzir a formação, atua como mediador e guia, enfatizando a importância de habilidades como empatia, autogestão, engajamento e abertura ao novo. Esses elementos visam promover mudanças significativas no desenvolvimento formativo dos educadores, adaptando práticas pedagógicas de maneira eficaz e sensível às necessidades dos estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Para o Componente de Educação Física dos Anos Iniciais do EF, espera-se que o Professor Multiplicador atue nas formações, possibilitando engajamento entre os cursistas e possibilitando uma reflexão sobre o uso do material digital do 1º ao 5º ano. Esse professor deve incentivar a troca entre pares, estimulando o intercâmbio de práticas que evidenciem as especificidades didáticas e pedagógicas a serem exploradas a partir de temáticas, abordagens, instrumentos e recursos que integram o escopo do segmento. Trabalha-se a troca de experiências entre pares sobre a perspectiva de atividades teóricas, inclusivas e equitativas para as propostas no material digital. Isso possibilita uma reflexão sobre as metodologias ativas e as estratégias que beneficiam uma aprendizagem significativa aos estudantes, tanto em sala de aula quanto em quadra.
O Professor Multiplicador é o docente que contribui para a formação dos cursistas de mesmo componente e segmento (neste caso, dos Anos Iniciais do EF), orientando-os quanto ao desenvolvimento profissional. Na Língua Inglesa, exerce um papel importante como orientador e mediador na utilização e na aglutinação do material digital às práticas, às metodologias ativas e aos recursos pedagógicos. É o articulador que partilha saberes e experiências, que conecta currículo e formação, promovendo a troca entre os pares.
Ensino Fundamental Anos Finais
O curso do Programa Multiplica SP #Professores para os Anos Finais do Ensino Fundamental destaca a importância da escuta ativa, da troca e da formação, valorizando o protagonismo sênior do educador tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. É crucial que esses profissionais estejam abertos a novas ideias, experimentem práticas inovadoras e se familiarizem com ferramentas tecnológicas e metodologias ativas adaptadas aos Anos Finais do Ensino Fundamental. O Professor Multiplicador, ao conduzir a formação, assume o papel de mediador, enfocando a empatia, a autogestão, o engajamento com os outros e a abertura ao novo. Esses elementos buscam promover mudanças significativas no desenvolvimento formativo dos educadores, contribuindo para práticas pedagógicas mais eficazes e alinhadas às necessidades dos estudantes nessa fase crucial de seu aprendizado.
O Professor Multiplicador, um docente protagonista, com suas vivências e experiências, produz conhecimento, colabora e compartilha com os outros as aprendizagens já desenvolvidas, ampliando assim a formação dos demais profissionais. Este formador é o responsável pela formação, orientação, mediação e pelo acompanhamento das ações realizadas pelo Professor Cursista possibilitando assim um espaço de estudo, de reflexão, de debate e de troca de experiências frente aos objetos de conhecimento para o componente de Ciências.
Para o componente de Educação Física dos Anos Finais do EF, espera-se que o Professor Multiplicador atue nas suas formações, possibilitando engajamento entre os cursistas e, nesse processo, possibilitando uma reflexão sobre o uso do material digital do 6º ao 9º ano, junto dos estudos de eixos que fortaleçam essas discussões. Ainda, é preciso pensar na troca de experiência entre seus pares sobre a perspectiva de atividades teóricas, inclusivas e equitativas para as propostas no material digital, encaminhando-as para as atividades práticas propriamente ditas. Leva-se em conta que os participantes devem ter momentos de estudos e trocas, assim como momentos de reflexão sobre as metodologias ativas e estratégias, beneficiando uma aprendizagem significativa aos estudantes tanto em sala de aula quanto em quadra.
O Professor Multiplicador deste curso está em um espaço favorável à formação continuada e ao trabalho colaborativo junto de outros docentes de mesmo componente e mesma etapa de ensino, através do aperfeiçoamento contínuo da prática didático-pedagógica e da troca de experiências em sala de aula. No programa Multiplica SP #Professores, prioriza-se a formação continuada, que é fundamental para o aprimoramento profissional dos educadores, permitindo que eles se atualizem sobre novas metodologias, tecnologias e abordagens pedagógicas. A colaboração entre os professores também pode resultar em estratégias mais eficazes de ensino e aprendizagem, beneficiando assim os estudantes. Outro ponto importante é o estudo dos conteúdos contidos nos materiais digitais, com enfoque para o raciocínio geográfico, por meio do exercício do pensamento espacial, trabalhando conceitos importantes como lugar, região e paisagem e cartografia.
O Professor Multiplicador de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental está envolvido em atividades semanais de formação continuada e colaboração com outros docentes do mesmo componente e da mesma etapa de ensino. A troca de saberes profissionais é fundamental para o aprimoramento dos educadores, permitindo que eles se atualizem sobre metodologias, recursos tecnológicos e técnicas de gestão de sala de aula, além de explorar temas e conceitos específicos do componente. Essa colaboração entre professores pode resultar em estratégias mais eficazes de ensino e aprendizagem, beneficiando assim os estudantes.
O Professor Multiplicador é o docente que contribui para a formação dos cursistas de mesmo componente e segmento (neste caso, dos Anos Finais do EF), orientando-os quanto ao desenvolvimento profissional. Exerce um papel importante como mediador na utilização e na aglutinação do material digital às práticas, às metodologias ativas e aos recursos pedagógicos. É o articulador que partilha saberes e experiências, que conecta currículo e formação, promovendo a troca entre os pares.
O Professor Multiplicador de Língua Portuguesa está envolvido em atividades semanais de formação continuada e colaboração com outros docentes de mesmo componente e mesma etapa de ensino. A troca de saberes profissionais é fundamental para o aprimoramento dos educadores, permitindo que eles se atualizem sobre metodologias, recursos tecnológicos, técnicas de gestão de sala de aula, além de explorar diferentes campos de atuação e seus gêneros discursivos. Essa colaboração entre professores pode resultar em estratégias mais eficazes de ensino e aprendizagem, beneficiando assim os estudantes.
O Professor Multiplicador de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, nesse programa, é o formador dos professores de Matemática da rede, ou seja, seus pares. Ele é docente do mesmo componente e da mesma etapa de ensino que o Professor Cursista, o que pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional, pois a ação é pautada em diálogos e reflexões com as abordagens da matemática lúdica, para buscar e estimular o interesse dos estudantes, envolvendo o uso de metodologias ativas e dos Materiais Digitais, estabelecendo uma importante articulação entre currículo, formação e avaliação, objetivando a troca de experiências e a inspiração de todos os profissionais envolvidos.
Ensino Médio
O Professor Multiplicador deste curso desenvolverá no estudante uma visão crítica em relação a consumir e a poupar de forma consciente, visando ao enfrentamento dos desafios sociais e econômicos da sociedade. Este Itinerário irá contribuir para a prática da cidadania, planejamento da vida financeira, permeando os princípios: saber ganhar dinheiro; planejar; gastar com responsabilidade; e realizar investimentos. Nesse sentido, este Itinerário irá auxiliar o estudante no desenvolvimento do seu Projeto de Vida.
O Professor Multiplicador deste Itinerário Formativo contribui para o processo de desenvolvimento do Projeto de Vida, promovendo o crescimento pessoal, a autonomia e o protagonismo, bem como a reflexão e a compreensão sobre as tendências atuais e futuras de um mundo em constante transformação.
O Professor Multiplicador deste Itinerário Formativo oportunizará o aprofundamento de temas sociais importantes, comumente presentes no ENEM e em provas de vestibular, que, muitas vezes, estão contemplados nos Objetivos de Desenvolvimento Social.
O mundo é caracterizado pela intensa circulação de informações em diversos formatos de linguagem. Este Itinerário Formativo oferece a oportunidade de um aprofundamento das práticas de leitura e de escrita. Aqui, o Professor Multiplicador potencializa as habilidades socioculturais, senso crítico, e as capacidades de argumentação, além da produção textual.
O Professor Multiplicador deste curso desenvolverá práticas que propiciem aos estudantes planejar, organizar e executar um plano de negócios, considerando as suas etapas e tendo como foco a articulação com o seu Projeto de Vida.
O Professor Multiplicador deste curso desenvolverá atividades que levem os estudantes a compreender, avaliar e contribuir para o uso responsável da Biotecnologia, com o objetivo de prepará-los para que argumentem em discussões ou debates sobre as implicações éticas no mundo atual e futuro.
O Professor Multiplicador deste curso desenvolverá práticas que levem os estudantes a aprofundar e a consolidar as aprendizagens, promovendo o letramento científico, com a intencionalidade de investigar situações-problema e propor soluções de cunho pessoal e coletivo.
O Professor Multiplicar desta trilha realizará atividades e práticas que levem os estudantes a desenvolver aprendizagens reflexivas e críticas acerca da liderança e a sua aplicação no cotidiano, propondo a eles que desenvolvam soluções criativas e empreendedoras em situações que exijam liderança, e que, com isso, possam contribuir para o aperfeiçoamento do seu Projeto de Vida.
O Professor Multiplicador deste curso desenvolverá práticas relacionadas à oralidade, para que o estudante realize uma comunicação assertiva, expondo ideias, defendendo projetos e, com isso, argumentar por meio do discurso oral e das condições de produção de textos orais que regem a circulação de diversos gêneros nas diferentes mídias e campos da atividade humana.
O Professor Multiplicador deste Itinerário Formativo desenvolverá habilidades de investigação, comparação e análise da influência de fatores econômicos, políticos, ambientais e sociais sobre as ações políticas e estratégicas entre os Estados, estimulando o pensamento analítico e a capacidade de compreender as relações diplomáticas e econômicas entre países.
O Professor Multiplicador do componente de Filosofia será responsável pela formação continuada, pela orientação, pela mediação e pelo acompanhamento do Professor Cursista de Filosofia, tendo como objetivo principal incentivar, através do diálogo e da colaboração, o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos aspectos didáticos e pedagógicos de Filosofia, aprimorando o domínio teóricometodológico para o Ensino Médio, como também metodologias e estratégias que proporcionem aprendizagens críticoreflexivas acerca dos temas referentes ao pensamento filosófico.
Neste Itinerário Formativo, o Professor Multiplicador aprofunda os conhecimentos em arte, comunicação e tecnologia, vistos ao longo da trajetória escolar, desde os registros mais rudimentares de escrita e manifestações artísticas artesanais, até o hibridismo com a tecnologia e toda a diversidade de materiais, suportes, ferramentas e procedimentos que ambas oferecem.
O curso do Programa Multiplica SP #Professores promove ativamente a escuta, a troca e a formação, destacando o protagonismo sênior do educador no campo profissional e pessoal. A continuidade do curso envolve pesquisas e diálogos entre os participantes, incluindo Professor Cursista, Professor Multiplicador, PEC Multiplica e Formador Multiplica. Os encontros semanais em sala de aula são fundamentados em pautas formativas, com o Professor Multiplicador desempenhando o papel de mediador e guia, considerando as necessidades do projeto de vida do educando. A disposição para experimentar práticas inovadoras, a familiaridade com tecnologias e metodologias ativas, juntamente com empatia, autogestão, engajamento e abertura ao novo, são fundamentais para a troca de saberes e experiências, resultando em mudanças significativas no desenvolvimento formativo dos docentes contemporâneos.
O Professor Multiplicador de Biologia contribui com suas experiências, suas vivencias e seus conhecimentos adquiridos ao longo das formações para a construção, a elaboração e o compartilhamento com os Professores Cursistas, ampliando assim a formação desses profissionais. Este formador é o responsável pela formação, orientação, mediação e pelo acompanhamento das ações realizadas pelo Professor Cursista, possibilitando assim um espaço de estudo, de reflexão, de debate e de troca de experiências frente aos objetos de conhecimento para o componente de Biologia.
Para o Componente de Educação Física do Ensino Médio, espera-se que o Professor Multiplicador atue nas formações, possibilitando engajamento entre os cursistas e possibilitando uma reflexão sobre o uso do material digital da 1ª à 3ª série. Esse professor deve fomentar a troca entre pares, estimulando o intercâmbio de práticas que evidenciem as especificidades didáticas e pedagógicas a serem exploradas a partir de temáticas, abordagens, instrumentos e recursos que integram o escopo do segmento. Trabalha-se a troca de experiências entre seus pares sobre a perspectiva de atividades teóricas, inclusivas e equitativas para as propostas no material digital. Isso possibilita uma reflexão sobre as metodologias ativas e as estratégias que beneficiam uma aprendizagem significativa aos estudantes, tanto em sala de aula quanto em quadra.
O Professor Multiplicador é um docente protagonista, com suas vivências, realidades, expectativas e experiências, produzindo e difundindo o conhecimento, compartilhando com seus pares as aprendizagens desenvolvidas. Amplia sua formação e a dos demais profissionais com o auxílio do Programa Multiplica SP #Professores. O Professor Multiplicador é responsável pela formação, orientação, mediação e pelo acompanhamento das ações realizadas pelo Professor Cursista. Essas ações proporcionam um espaço de estudo, de reflexão, de debate e de troca de experiências frente aos objetos de conhecimento para o componente curricular de Física
Na atualidade, exige-se cada vez mais a tomada de decisões frente a diversas circunstâncias. Neste Itinerário Formativo, o Professor Multiplicador abordará questões relacionadas às práticas conscientes no âmbito da atuação política e cidadã, valendo-se de conceitos básicos de filosofia.
O Professor Multiplicador está em um espaço favorável à formação continuada e ao trabalho colaborativo entre os pares de mesmo componente e mesma etapa de ensino – neste caso, a etapa do Ensino Médio –, através do aperfeiçoamento contínuo da prática docente e da troca de experiências em sala de aula. A formação continuada é fundamental para o aprimoramento profissional dos educadores, permitindo que eles se atualizem sobre novas metodologias, tecnologias e abordagens pedagógicas. A colaboração entre os professores também pode resultar em estratégias mais exitosas de ensino e aprendizagem, beneficiando assim os estudantes. Outro ponto importante é o estudo dos conteúdos contidos nos materiais digitais, como o aprofundamento das relações humanas com o espaço geográfico, trabalhando conceitos e categorias importantes como espaço, território, região, paisagem e lugar e aprofundamento da educação cartográfica.
O Professor Multiplicador de História EM está envolvido em atividades semanais de formação continuada e colaboração com outros docentes de mesmo componente e mesma etapa de ensino. A troca de saberes profissionais é fundamental para o aprimoramento dos educadores, permitindo que eles se atualizem sobre metodologias, recursos tecnológicos e técnicas de gestão de sala de aula, além de explorar temas e conceitos específicos do componente. Essa colaboração entre professores pode resultar em estratégias mais eficazes de ensino e aprendizagem, beneficiando assim os estudantes.
O Professor Multiplicador é o docente que contribui para a formação dos cursistas de mesmo componente e segmento (neste caso, do Ensino Médio), orientando-os quanto ao desenvolvimento profissional. Exerce um papel importante como mediador na utilização e na aglutinação do material digital às práticas, às metodologias ativas e aos recursos pedagógicos. É o articulador que partilha saberes e experiências, que conecta currículo e formação, promovendo a troca entre os pares.
O Professor Multiplicador de Língua Portuguesa do EM realiza atividades semanais de formação com professores de mesmo componente e mesma etapa de ensino. A atuação como Professor Multiplicador pode promover, por meio da mediação e do diálogo formativo, que as trocas de saberes e aprimoramento profissional sejam compartilhadas, permitindo que os profissionais se atualizem sobre metodologias, recursos tecnológicos, técnicas de gestão de sala de aula, além de explorar diferentes campos de atuação e seus gêneros discursivos. Essa colaboração entre professores pode resultar em estratégias mais eficazes de ensino e aprendizagem, beneficiando assim os estudantes.
O Professor Multiplicador de Matemática do Ensino Médio, nesse programa, é o formador dos professores de Matemática do Ensino Médio da rede, seus pares. Ele é docente no mesmo componente e na mesma etapa de ensino que o Professor Cursista. O desenvolvimento profissional é pautado em diálogos e reflexões sobre as próprias práticas dos professores, envolvendo o uso de metodologias ativas e dos materiais digitais estabelecendo uma importante articulação entre currículo, formação e avaliação, objetivando a troca de experiências e a inspiração de todos os profissionais envolvidos.
O Programa Multiplica SP #Professores, a partir da elaboração da pauta formativa pelos Formadores Multiplica, procura trazer um processo de escuta ativa e de formação entre os pares, em que ocorre a valorização do docente, como profissional e como pessoa. Para dar continuidade a esse processo, o programa conta com o Formador DE/PEC Multiplica e com o Professor Multiplicador. O Professor Multiplicador é o docente que atua em sala de aula e é responsável por conduzir as reuniões semanais com os Professores Cursistas a partir das pautas formativas. Para tanto, precisa ter abertura ao novo, disposição para testar novas práticas, conhecer as ferramentas tecnológicas e as metodologias ativas, pois na condução da formação estará mediando e guiando a discussão, estando atento desde o momento do acolher até o sistematizar. Possuir um olhar atento e presente para que a partilha de saberes e experiências gere a mudança no percurso formativo docente.
O Professor Multiplicador do componente de Sociologia será responsável pela formação continuada, pela orientação, pela mediação e pelo acompanhamento do Professor Cursista de Sociologia. O seu principal objetivo será mediar, por meio de uma abordagem dialógica e colaborativa, o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos aspectos didáticos e pedagógicos do componente, aprimorando o domínio teóricometodológico da Sociologia para o Ensino Médio, como também de metodologias e estratégias que proporcionem aprendizagens crítico-reflexivas acerca dos temas mais urgentes do mundo contemporâneo.
Transversais
O Programa Multiplica SP #Professores busca aprimorar as práticas pedagógicas e a formação colaborativa entre docentes como estratégia para a melhoria das aprendizagens. Dessa forma, o professor terá acesso a formações que fortaleçam seus conhecimentos e aprimorem suas práticas acerca dessa temática, colaborando com um ambiente escolar mais inclusivo na promoção do acesso e da permanência de estudantes negros e indígenas na escola. O Professor Multiplicador que optar pela temática da Educação Antirracista terá formações com foco no desenvolvimento de ações pedagógicas que promovam o engajamento da comunidade escolar no combate às práticas racistas em todas as suas dimensões. Nesse contexto, o Material Digital se constitui como um recurso pedagógico para fortalecer as ações pedagógicas voltadas à transversalidade de todos os componentes curriculares a partir de temas que possam dialogar com as questões que envolvem o racismo. Desse modo, compreender as Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08 para refletir sobre os contextos históricos, políticos, sociais e culturais pelos quais pessoas negras e indígenas passaram e passam é imprescindível para que haja o planejamento e o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas à transversalidade em todos os componentes curriculares no combate ao racismo.
O Professor Multiplicador é o docente que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE): salas de recursos, itinerância; e/ou projeto do ensino colaborativo, que receberá orientações dos saberes construídos entre pares pelos PEC Multiplica: profissionais da Educação Especial atuantes nas Diretorias de Ensino das regiões do estado de São Paulo. O Professor Multiplicador atuará com os professores regentes: professores da Educação Básica I e II, dos componentes curriculares, atuantes em sala de aula, que experienciarão a formação por meio da troca de saberes e da construção de conhecimento, visando a uma prática pedagógica inclusiva na escola.
O Professor Multiplicador é o docente que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE): salas de recursos, itinerância e/ou projeto do ensino colaborativo, que receberá orientações dos saberes construídos entre pares pelos PEC Multiplica: profissionais da Educação Especial atuantes nas Diretorias de Ensino das regiões do estado de São Paulo. O Professor Multiplicador atuará com seus pares: Professores Cursistas, professores especializados, que experienciarão a formação por meio da troca de saberes e da construção de conhecimento, visando à prática pedagógica inclusiva na escola.
Inscrição e avaliação
Alocação
das Turmas
e Assinatura
do Contrato
Início das formações