• Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Multiplica SP
#Professores / Temas

Temas

Ensino Fundamental Anos Iniciais

ALFABETIZAÇÃO Ciclo 1º ao 3º ano

O Professor Multiplicador dos Anos Iniciais atuante no curso Ciclo 1º ao 3º ano de Alfabetização tem como atribuição promover a formação entre pares e a socialização das práticas pedagógicas, tendo em vista a vivência do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental. As pautas formativas são construídas especificamente para esse ciclo e devem ser exploradas a partir de eixos e temáticas que contemplem a área. É fundamental reiterar a importância de um profissional da educação que tenha entre suas características: empatia, autogestão, engajamento e abertura ao novo, além da habilidade para o uso de tecnologias plugadas e desplugadas.

APROFUNDAMENTO Ciclo 4º ao 5º ano

Espera-se que o Professor Multiplicador que atuará na formação do curso Anos Iniciais: Ciclo 4º e 5º anos – Aprofundamento fomente a troca entre pares, estimule o intercâmbio de práticas que evidenciem as especificidades didáticas e pedagógicas do referido ciclo, tendo em vista que as pautas formativas serão construídas estritamente para este ciclo e deverão ser exploradas a partir de temáticas, abordagens, instrumentos e recursos que integram o escopo do segmento. Portanto, é fundamental que esse profissional tenha, entre outras características, o protagonismo, a empatia, a abertura ao novo, a autogestão, além de uma comunicação assertiva e familiaridade com tecnologias digitais e metodologias inovadoras, sejam elas plugadas ou desplugadas.

ARTE

O curso do Programa Multiplica SP #Professores para os Anos Iniciais enfatiza a escuta ativa, a troca e a formação entre os participantes, destacando o protagonismo sênior do educador no âmbito profissional e no pessoal. Professores e multiplicadores conduzem reuniões semanais com pautas formativas, exigindo abertura a novas ideias, disposição para práticas inovadoras e familiaridade com tecnologias e metodologias ativas. O Professor Multiplicador, ao conduzir a formação, atua como mediador e guia, enfatizando a importância de habilidades como empatia, autogestão, engajamento e abertura ao novo. Esses elementos visam promover mudanças significativas no desenvolvimento formativo dos educadores, adaptando práticas pedagógicas de maneira eficaz e sensível às necessidades dos estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Para o Componente de Educação Física dos Anos Iniciais do EF, espera-se que o Professor Multiplicador atue nas formações, possibilitando engajamento entre os cursistas e possibilitando uma reflexão sobre o uso do material digital do 1º ao 5º ano. Esse professor deve incentivar a troca entre pares, estimulando o intercâmbio de práticas que evidenciem as especificidades didáticas e pedagógicas a serem exploradas a partir de temáticas, abordagens, instrumentos e recursos que integram o escopo do segmento. Trabalha-se a troca de experiências entre pares sobre a perspectiva de atividades teóricas, inclusivas e equitativas para as propostas no material digital. Isso possibilita uma reflexão sobre as metodologias ativas e as estratégias que beneficiam uma aprendizagem significativa aos estudantes, tanto em sala de aula quanto em quadra.

LÍNGUA INGLESA

O Professor Multiplicador é o docente que contribui para a formação dos cursistas de mesmo componente e segmento (neste caso, dos Anos Iniciais do EF), orientando-os quanto ao desenvolvimento profissional. Na Língua Inglesa, exerce um papel importante como orientador e mediador na utilização e na aglutinação do material digital às práticas, às metodologias ativas e aos recursos pedagógicos. É o articulador que partilha saberes e experiências, que conecta currículo e formação, promovendo a troca entre os pares.

Ensino Fundamental Anos Finais

ARTE

O curso do Programa Multiplica SP #Professores para os Anos Finais do Ensino Fundamental destaca a importância da escuta ativa, da troca e da formação, valorizando o protagonismo sênior do educador tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. É crucial que esses profissionais estejam abertos a novas ideias, experimentem práticas inovadoras e se familiarizem com ferramentas tecnológicas e metodologias ativas adaptadas aos Anos Finais do Ensino Fundamental. O Professor Multiplicador, ao conduzir a formação, assume o papel de mediador, enfocando a empatia, a autogestão, o engajamento com os outros e a abertura ao novo. Esses elementos buscam promover mudanças significativas no desenvolvimento formativo dos educadores, contribuindo para práticas pedagógicas mais eficazes e alinhadas às necessidades dos estudantes nessa fase crucial de seu aprendizado.

CIÊNCIAS

O Professor Multiplicador, um docente protagonista, com suas vivências e experiências, produz conhecimento, colabora e compartilha com os outros as aprendizagens já desenvolvidas, ampliando assim a formação dos demais profissionais. Este formador é o responsável pela formação, orientação, mediação e pelo acompanhamento das ações realizadas pelo Professor Cursista possibilitando assim um espaço de estudo, de reflexão, de debate e de troca de experiências frente aos objetos de conhecimento para o componente de Ciências.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Para o componente de Educação Física dos Anos Finais do EF, espera-se que o Professor Multiplicador atue nas suas formações, possibilitando engajamento entre os cursistas e, nesse processo, possibilitando uma reflexão sobre o uso do material digital do 6º ao 9º ano, junto dos estudos de eixos que fortaleçam essas discussões. Ainda, é preciso pensar na troca de experiência entre seus pares sobre a perspectiva de atividades teóricas, inclusivas e equitativas para as propostas no material digital, encaminhando-as para as atividades práticas propriamente ditas. Leva-se em conta que os participantes devem ter momentos de estudos e trocas, assim como momentos de reflexão sobre as metodologias ativas e estratégias, beneficiando uma aprendizagem significativa aos estudantes tanto em sala de aula quanto em quadra.

GEOGRAFIA

O Professor Multiplicador deste curso está em um espaço favorável à formação continuada e ao trabalho colaborativo junto de outros docentes de mesmo componente e mesma etapa de ensino, através do aperfeiçoamento contínuo da prática didático-pedagógica e da troca de experiências em sala de aula. No programa Multiplica SP #Professores, prioriza-se a formação continuada, que é fundamental para o aprimoramento profissional dos educadores, permitindo que eles se atualizem sobre novas metodologias, tecnologias e abordagens pedagógicas. A colaboração entre os professores também pode resultar em estratégias mais eficazes de ensino e aprendizagem, beneficiando assim os estudantes. Outro ponto importante é o estudo dos conteúdos contidos nos materiais digitais, com enfoque para o raciocínio geográfico, por meio do exercício do pensamento espacial, trabalhando conceitos importantes como lugar, região e paisagem e cartografia.

HISTÓRIA

O Professor Multiplicador de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental está envolvido em atividades semanais de formação continuada e colaboração com outros docentes do mesmo componente e da mesma etapa de ensino. A troca de saberes profissionais é fundamental para o aprimoramento dos educadores, permitindo que eles se atualizem sobre metodologias, recursos tecnológicos e técnicas de gestão de sala de aula, além de explorar temas e conceitos específicos do componente. Essa colaboração entre professores pode resultar em estratégias mais eficazes de ensino e aprendizagem, beneficiando assim os estudantes.

LÍNGUA INGLESA

O Professor Multiplicador é o docente que contribui para a formação dos cursistas de mesmo componente e segmento (neste caso, dos Anos Finais do EF), orientando-os quanto ao desenvolvimento profissional. Exerce um papel importante como mediador na utilização e na aglutinação do material digital às práticas, às metodologias ativas e aos recursos pedagógicos. É o articulador que partilha saberes e experiências, que conecta currículo e formação, promovendo a troca entre os pares.

LÍNGUA PORTUGUESA

O Professor Multiplicador de Língua Portuguesa está envolvido em atividades semanais de formação continuada e colaboração com outros docentes de mesmo componente e mesma etapa de ensino. A troca de saberes profissionais é fundamental para o aprimoramento dos educadores, permitindo que eles se atualizem sobre metodologias, recursos tecnológicos, técnicas de gestão de sala de aula, além de explorar diferentes campos de atuação e seus gêneros discursivos. Essa colaboração entre professores pode resultar em estratégias mais eficazes de ensino e aprendizagem, beneficiando assim os estudantes.

MATEMÁTICA

O Professor Multiplicador de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, nesse programa, é o formador dos professores de Matemática da rede, ou seja, seus pares. Ele é docente do mesmo componente e da mesma etapa de ensino que o Professor Cursista, o que pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional, pois a ação é pautada em diálogos e reflexões com as abordagens da matemática lúdica, para buscar e estimular o interesse dos estudantes, envolvendo o uso de metodologias ativas e dos Materiais Digitais, estabelecendo uma importante articulação entre currículo, formação e avaliação, objetivando a troca de experiências e a inspiração de todos os profissionais envolvidos.

ROBÓTICA

O Professor Multiplicador de Robótica contribuirá com suas experiências, suas vivencias e seus conhecimentos adquiridos ao longo das formações recebidas pela EFAPE para a construção, elaboração e o compartilhamento com os Professores Cursistas que ministram aulas a estudantes do componente de Robótica tanto do EFAF, quanto do EM, ampliando assim a formação desses profissionais. Este formador é o responsável pela formação, orientação, mediação e pelo acompanhamento das ações realizadas pelo Professor Cursista, possibilitando assim um espaço de estudo, de reflexão, de debate e de troca de experiências frente aos objetos de conhecimento para o componente de Robótica, presente somente nas PEIs de 9h.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

O Professor Multiplicador de Tecnologia e Inovação contribuirá com suas experiências, suas vivencias e seus conhecimentos adquiridos ao longo das formações recebidas pela EFAPE para a construção, elaboração e o compartilhamento com os Professores Cursistas que ministram aulas para estudantes do EFAF, ampliando assim a formação desses profissionais. Este formador é o responsável pela formação, orientação, mediação e pelo acompanhamento das ações realizadas pelo Professor Cursista, possibilitando assim um espaço de estudo, de reflexão, de debate e de troca de experiências frente aos objetos de conhecimento para o componente de Tecnologia e Inovação, o qual tem como principal foco o conteúdo de Programação da plataforma Alura.

Ensino Médio

ARTE

O curso do Programa Multiplica SP #Professores promove ativamente a escuta, a troca e a formação, destacando o protagonismo sênior do educador no campo profissional e pessoal. A continuidade do curso envolve pesquisas e diálogos entre os participantes, incluindo Professor Cursista, Professor Multiplicador, PEC Multiplica e Formador Multiplica. Os encontros semanais em sala de aula são fundamentados em pautas formativas, com o Professor Multiplicador desempenhando o papel de mediador e guia, considerando as necessidades do projeto de vida do educando. A disposição para experimentar práticas inovadoras, a familiaridade com tecnologias e metodologias ativas, juntamente com empatia, autogestão, engajamento e abertura ao novo, são fundamentais para a troca de saberes e experiências, resultando em mudanças significativas no desenvolvimento formativo dos docentes contemporâneos.

BIOLOGIA

O Professor Multiplicador de Biologia contribui com suas experiências, suas vivencias e seus conhecimentos adquiridos ao longo das formações para a construção, a elaboração e o compartilhamento com os Professores Cursistas, ampliando assim a formação desses profissionais. Este formador é o responsável pela formação, orientação, mediação e pelo acompanhamento das ações realizadas pelo Professor Cursista, possibilitando assim um espaço de estudo, de reflexão, de debate e de troca de experiências frente aos objetos de conhecimento para o componente de Biologia.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Para o Componente de Educação Física do Ensino Médio, espera-se que o Professor Multiplicador atue nas formações, possibilitando engajamento entre os cursistas e possibilitando uma reflexão sobre o uso do material digital da 1ª à 3ª série. Esse professor deve fomentar a troca entre pares, estimulando o intercâmbio de práticas que evidenciem as especificidades didáticas e pedagógicas a serem exploradas a partir de temáticas, abordagens, instrumentos e recursos que integram o escopo do segmento. Trabalha-se a troca de experiências entre seus pares sobre a perspectiva de atividades teóricas, inclusivas e equitativas para as propostas no material digital. Isso possibilita uma reflexão sobre as metodologias ativas e as estratégias que beneficiam uma aprendizagem significativa aos estudantes, tanto em sala de aula quanto em quadra.

FÍSICA

O Professor Multiplicador é um docente protagonista, com suas vivências, realidades, expectativas e experiências, produzindo e difundindo o conhecimento, compartilhando com seus pares as aprendizagens desenvolvidas. Amplia sua formação e a dos demais profissionais com o auxílio do Programa Multiplica SP #Professores. O Professor Multiplicador é responsável pela formação, orientação, mediação e pelo acompanhamento das ações realizadas pelo Professor Cursista. Essas ações proporcionam um espaço de estudo, de reflexão, de debate e de troca de experiências frente aos objetos de conhecimento para o componente curricular de Física.

FILOSOFIA

Na atualidade, exige-se cada vez mais a tomada de decisões frente a diversas circunstâncias. Neste Itinerário Formativo, o Professor Multiplicador abordará questões relacionadas às práticas conscientes no âmbito da atuação política e cidadã, valendo-se de conceitos básicos de filosofia.

GEOGRAFIA

O Professor Multiplicador está em um espaço favorável à formação continuada e ao trabalho colaborativo entre os pares de mesmo componente e mesma etapa de ensino – neste caso, a etapa do Ensino Médio –, através do aperfeiçoamento contínuo da prática docente e da troca de experiências em sala de aula. A formação continuada é fundamental para o aprimoramento profissional dos educadores, permitindo que eles se atualizem sobre novas metodologias, tecnologias e abordagens pedagógicas. A colaboração entre os professores também pode resultar em estratégias mais exitosas de ensino e aprendizagem, beneficiando assim os estudantes. Outro ponto importante é o estudo dos conteúdos contidos nos materiais digitais, como o aprofundamento das relações humanas com o espaço geográfico, trabalhando conceitos e categorias importantes como espaço, território, região, paisagem e lugar e aprofundamento da educação cartográfica.

HISTÓRIA

O Professor Multiplicador de História EM está envolvido em atividades semanais de formação continuada e colaboração com outros docentes de mesmo componente e mesma etapa de ensino. A troca de saberes profissionais é fundamental para o aprimoramento dos educadores, permitindo que eles se atualizem sobre metodologias, recursos tecnológicos e técnicas de gestão de sala de aula, além de explorar temas e conceitos específicos do componente. Essa colaboração entre professores pode resultar em estratégias mais eficazes de ensino e aprendizagem, beneficiando assim os estudantes.

LÍNGUA INGLESA

O Professor Multiplicador é o docente que contribui para a formação dos cursistas de mesmo componente e segmento (neste caso, do Ensino Médio), orientando-os quanto ao desenvolvimento profissional. Exerce um papel importante como mediador na utilização e na aglutinação do material digital às práticas, às metodologias ativas e aos recursos pedagógicos. É o articulador que partilha saberes e experiências, que conecta currículo e formação, promovendo a troca entre os pares.

LÍNGUA PORTUGUESA

O Professor Multiplicador de Língua Portuguesa do EM realiza atividades semanais de formação com professores de mesmo componente e mesma etapa de ensino. A atuação como Professor Multiplicador pode promover, por meio da mediação e do diálogo formativo, que as trocas de saberes e aprimoramento profissional sejam compartilhadas, permitindo que os profissionais se atualizem sobre metodologias, recursos tecnológicos, técnicas de gestão de sala de aula, além de explorar diferentes campos de atuação e seus gêneros discursivos. Essa colaboração entre professores pode resultar em estratégias mais eficazes de ensino e aprendizagem, beneficiando assim os estudantes.

MATEMÁTICA

O Professor Multiplicador de Matemática do Ensino Médio, nesse programa, é o formador dos professores de Matemática do Ensino Médio da rede, seus pares. Ele é docente no mesmo componente e na mesma etapa de ensino que o Professor Cursista. O desenvolvimento profissional é pautado em diálogos e reflexões sobre as próprias práticas dos professores, envolvendo o uso de metodologias ativas e dos materiais digitais estabelecendo uma importante articulação entre currículo, formação e avaliação, objetivando a troca de experiências e a inspiração de todos os profissionais envolvidos.

QUÍMICA

O Programa Multiplica SP #Professores, a partir da elaboração da pauta formativa pelos Formadores Multiplica, procura trazer um processo de escuta ativa e de formação entre os pares, em que ocorre a valorização do docente, como profissional e como pessoa. Para dar continuidade a esse processo, o programa conta com o Formador DE/PEC Multiplica e com o Professor Multiplicador. O Professor Multiplicador é o docente que atua em sala de aula e é responsável por conduzir as reuniões semanais com os Professores Cursistas a partir das pautas formativas. Para tanto, precisa ter abertura ao novo, disposição para testar novas práticas, conhecer as ferramentas tecnológicas e as metodologias ativas, pois na condução da formação estará mediando e guiando a discussão, estando atento desde o momento do acolher até o sistematizar. Possuir um olhar atento e presente para que a partilha de saberes e experiências gere a mudança no percurso formativo docente.

SOCIOLOGIA

O Professor Multiplicador do componente de Sociologia será responsável pela formação continuada, pela orientação, pela mediação e pelo acompanhamento do Professor Cursista de Sociologia. O seu principal objetivo será mediar, por meio de uma abordagem dialógica e colaborativa, o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos aspectos didáticos e pedagógicos do componente, aprimorando o domínio teórico metodológico da Sociologia para o Ensino Médio, como também de metodologias e estratégias que proporcionem aprendizagens crítico-reflexivas acerca dos temas mais urgentes do mundo contemporâneo.

ROBÓTICA

O Professor Multiplicador de Robótica contribuirá com suas experiências, suas vivencias e seus conhecimentos adquiridos ao longo das formações recebidas pela EFAPE para a construção, elaboração e o compartilhamento com os Professores Cursistas que ministram aulas a estudantes do componente de Robótica tanto do EFAF, quanto do EM, ampliando assim a formação desses profissionais. Este formador é o responsável pela formação, orientação, mediação e pelo acompanhamento das ações realizadas pelo Professor Cursista, possibilitando assim um espaço de estudo, de reflexão, de debate e de troca de experiências frente aos objetos de conhecimento para o componente de Robótica, presente somente nas PEIs de 9h.

Ensino Profissionalizante

ADMINISTRAÇÃO

O Professor Multiplicador desempenha um papel fundamental na formação dos professores que lecionam nos componentes curriculares específicos do Curso Técnico em Administração. Sua atuação visa promover o engajamento entre os cursistas, incentivando a troca de experiências e a interlocução sobre o conteúdo técnico, bem como as especificidades didáticas e pedagógicas. Para isso, o Professor Multiplicador explora temáticas, instrumentos e recursos integrados ao plano de curso e o material digital de administração, fortalecendo o conhecimento dos participantes.

Além disso, o Professor Multiplicador deve possuir um perfil protagonista, ter empatia, estar aberto para o novo e ter autogestão, além de habilidades de comunicação assertiva. É essencial que ele esteja familiarizado com tecnologias digitais e metodologias inovadoras. Sua atuação envolve principalmente o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Educação Profissional, criando conexões entre os conteúdos técnicos e a realidade profissional do curso. Essa abordagem possibilita uma reflexão sobre metodologias ativas e estratégias que beneficiam a aprendizagem significativa dos estudantes no curso técnico.

AGRONEGÓCIO

O Professor Multiplicador desempenha um papel fundamental na formação dos professores que lecionam nos componentes curriculares específicos do Curso Técnico em Agronegócio. Sua atuação visa promover o engajamento entre os cursistas, incentivando a troca de experiências e a interlocução sobre o conteúdo técnico, bem como as especificidades didáticas e pedagógicas. Para isso, o Professor Multiplicador explora temáticas, instrumentos e recursos integrados ao plano de curso e o material digital de agronegócio, fortalecendo o conhecimento dos participantes.

Além disso, o Professor Multiplicador deve possuir um perfil protagonista, ter empatia, estar aberto para o novo e ter autogestão, além de habilidades de comunicação assertiva. É essencial que ele esteja familiarizado com tecnologias digitais e metodologias inovadoras. Sua atuação envolve principalmente o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Educação Profissional, criando conexões entre os conteúdos técnicos e a realidade profissional do curso. Essa abordagem possibilita uma reflexão sobre metodologias ativas e estratégias que beneficiam a aprendizagem significativa dos estudantes no curso técnico.

CIÊNCIA DE DADOS

O Professor Multiplicador desempenha um papel fundamental na formação dos professores que lecionam nos componentes curriculares específicos do Curso Técnico em Ciência de Dados. Sua atuação visa promover o engajamento entre os cursistas, incentivando a troca de experiências e a interlocução sobre o conteúdo técnico, bem como as especificidades didáticas e pedagógicas. Para isso, o Professor Multiplicador explora temáticas, instrumentos e recursos integrados ao plano de curso e o material digital de ciência de dados, fortalecendo o conhecimento dos participantes.

Além disso, o Professor Multiplicador deve possuir um perfil protagonista, ter empatia, estar aberto para o novo e ter autogestão, além de habilidades de comunicação assertiva. É essencial que ele esteja familiarizado com tecnologias digitais e metodologias inovadoras. Sua atuação envolve principalmente o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Educação Profissional, criando conexões entre os conteúdos técnicos e a realidade profissional do curso. Essa abordagem possibilita uma reflexão sobre metodologias ativas e estratégias que beneficiam a aprendizagem significativa dos estudantes no curso técnico.

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

O Professor Multiplicador desempenha um papel fundamental na formação dos professores que lecionam nos componentes curriculares específicos do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Sua atuação visa promover o engajamento entre os cursistas, incentivando a troca de experiências e a interlocução sobre o conteúdo técnico, bem como as especificidades didáticas e pedagógicas. Para isso, o Professor Multiplicador explora temáticas, instrumentos e recursos integrados ao plano de curso e o material digital de desenvolvimento de sistemas, fortalecendo o conhecimento dos participantes.

Além disso, o Professor Multiplicador deve possuir um perfil protagonista, ter empatia, estar aberto para o novo e ter autogestão, além de habilidades de comunicação assertiva. É essencial que ele esteja familiarizado com tecnologias digitais e metodologias inovadoras. Sua atuação envolve principalmente o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Educação Profissional, criando conexões entre os conteúdos técnicos e a realidade profissional do curso. Essa abordagem possibilita uma reflexão sobre metodologias ativas e estratégias que beneficiam a aprendizagem significativa dos estudantes no curso técnico.

ENFERMAGEM

O Professor Multiplicador desempenha um papel fundamental na formação dos professores que lecionam nos componentes curriculares específicos do Curso Técnico em Enfermagem. Sua atuação visa promover o engajamento entre os cursistas, incentivando a troca de experiências e a interlocução sobre o conteúdo técnico, bem como as especificidades didáticas e pedagógicas. Para isso, o Professor Multiplicador explora temáticas, instrumentos e recursos integrados ao plano de curso e o material digital de enfermagem, fortalecendo o conhecimento dos participantes.

Além disso, o Professor Multiplicador deve possuir um perfil protagonista, ter empatia, estar aberto para o novo e ter autogestão, além de habilidades de comunicação assertiva. É essencial que ele esteja familiarizado com tecnologias digitais e metodologias inovadoras. Sua atuação envolve principalmente o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Educação Profissional, criando conexões entre os conteúdos técnicos e a realidade profissional do curso. Essa abordagem possibilita uma reflexão sobre metodologias ativas e estratégias que beneficiam a aprendizagem significativa dos estudantes no curso técnico.

FARMÁCIA

O Professor Multiplicador desempenha um papel fundamental na formação dos professores que lecionam nos componentes curriculares específicos do Curso Técnico em Farmácia. Sua atuação visa promover o engajamento entre os cursistas, incentivando a troca de experiências e a interlocução sobre o conteúdo técnico, bem como as especificidades didáticas e pedagógicas. Para isso, o Professor Multiplicador explora temáticas, instrumentos e recursos integrados ao plano de curso e o material digital de farmácia, fortalecendo o conhecimento dos participantes.

Além disso, o Professor Multiplicador deve possuir um perfil protagonista, ter empatia, estar aberto para o novo e ter autogestão, além de habilidades de comunicação assertiva. É essencial que ele esteja familiarizado com tecnologias digitais e metodologias inovadoras. Sua atuação envolve principalmente o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Educação Profissional, criando conexões entre os conteúdos técnicos e a realidade profissional do curso. Essa abordagem possibilita uma reflexão sobre metodologias ativas e estratégias que beneficiam a aprendizagem significativa dos estudantes no curso técnico.

HOSPEDAGEM

O Professor Multiplicador desempenha um papel fundamental na formação dos professores que lecionam nos componentes curriculares específicos do Curso Técnico em Hospedagem. Sua atuação visa promover o engajamento entre os cursistas, incentivando a troca de experiências e a interlocução sobre o conteúdo técnico, bem como as especificidades didáticas e pedagógicas. Para isso, o Professor Multiplicador explora temáticas, instrumentos e recursos integrados ao plano de curso e o material digital de hospedagem, fortalecendo o conhecimento dos participantes.

Além disso, o Professor Multiplicador deve possuir um perfil protagonista, ter empatia, estar aberto para o novo e ter autogestão, além de habilidades de comunicação assertiva. É essencial que ele esteja familiarizado com tecnologias digitais e metodologias inovadoras. Sua atuação envolve principalmente o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Educação Profissional, criando conexões entre os conteúdos técnicos e a realidade profissional do curso. Essa abordagem possibilita uma reflexão sobre metodologias ativas e estratégias que beneficiam a aprendizagem significativa dos estudantes no curso técnico.

LOGÍSTICA

O Professor Multiplicador desempenha um papel fundamental na formação dos professores que lecionam nos componentes curriculares específicos do Curso Técnico em Logística. Sua atuação visa promover o engajamento entre os cursistas, incentivando a troca de experiências e a interlocução sobre o conteúdo técnico, bem como as especificidades didáticas e pedagógicas. Para isso, o Professor Multiplicador explora temáticas, instrumentos e recursos integrados ao plano de curso e o material digital de logística, fortalecendo o conhecimento dos participantes.

Além disso, o Professor Multiplicador deve possuir um perfil protagonista, ter empatia, estar aberto para o novo e ter autogestão, além de habilidades de comunicação assertiva. É essencial que ele esteja familiarizado com tecnologias digitais e metodologias inovadoras. Sua atuação envolve principalmente o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Educação Profissional, criando conexões entre os conteúdos técnicos e a realidade profissional do curso. Essa abordagem possibilita uma reflexão sobre metodologias ativas e estratégias que beneficiam a aprendizagem significativa dos estudantes no curso técnico.

VENDAS

O Professor Multiplicador desempenha um papel fundamental na formação dos professores que lecionam nos componentes curriculares específicos do Curso Técnico em Vendas. Sua atuação visa promover o engajamento entre os cursistas, incentivando a troca de experiências e a interlocução sobre o conteúdo técnico, bem como as especificidades didáticas e pedagógicas. Para isso, o Professor Multiplicador explora temáticas, instrumentos e recursos integrados ao plano de curso e o material digital de vendas, fortalecendo o conhecimento dos participantes.

Além disso, o Professor Multiplicador deve possuir um perfil protagonista, ter empatia, estar aberto para o novo e ter autogestão, além de habilidades de comunicação assertiva. É essencial que ele esteja familiarizado com tecnologias digitais e metodologias inovadoras. Sua atuação envolve principalmente o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Educação Profissional, criando conexões entre os conteúdos técnicos e a realidade profissional do curso. Essa abordagem possibilita uma reflexão sobre metodologias ativas e estratégias que beneficiam a aprendizagem significativa dos estudantes no curso técnico.

Itinerário Formativo

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

O Professor Multiplicador deste curso desenvolverá no estudante uma visão crítica em relação a consumir e a poupar de forma consciente, visando ao enfrentamento dos desafios sociais e econômicos da sociedade. Este Itinerário irá contribuir para a prática da cidadania, planejamento da vida financeira, permeando os princípios: saber ganhar dinheiro; planejar; gastar com responsabilidade; e realizar investimentos. Nesse sentido, este Itinerário irá auxiliar o estudante no desenvolvimento do seu Projeto de Vida.

PROJETO DE VIDA

O Professor Multiplicador deste Itinerário Formativo contribui para o processo de desenvolvimento do Projeto de Vida, promovendo o crescimento pessoal, a autonomia e o protagonismo, bem como a reflexão e a compreensão sobre as tendências atuais e futuras de um mundo em constante transformação.

REDAÇÃO E LEITURA

O mundo é caracterizado pela intensa circulação de informações em diversos formatos de linguagem. Este Itinerário Formativo oferece a oportunidade de um aprofundamento das práticas de leitura e de escrita. Aqui, o Professor Multiplicador potencializa as habilidades socioculturais, senso crítico, e as capacidades de argumentação, além da produção textual.

EMPREENDEDORISMO

O Professor Multiplicador deste curso desenvolverá práticas que propiciem aos estudantes planejar, organizar e executar um plano de negócios, considerando as suas etapas e tendo como foco a articulação com o seu Projeto de Vida.

BIOTECNOLOGIA

O Professor Multiplicador deste curso desenvolverá atividades que levem os estudantes a compreender, avaliar e contribuir para o uso responsável da Biotecnologia, com o objetivo de prepará-los para que argumentem em discussões ou debates sobre as implicações éticas no mundo atual e futuro.

QUÍMICA APLICADA

O Professor Multiplicador deste curso desenvolverá práticas que levem os estudantes a aprofundar e a consolidar as aprendizagens, promovendo o letramento científico, com a intencionalidade de investigar situações-problema e propor soluções de cunho pessoal e coletivo.

LIDERANÇA

O Professor Multiplicar desta trilha realizará atividades e práticas que levem os estudantes a desenvolver aprendizagens reflexivas e críticas acerca da liderança e a sua aplicação no cotidiano, propondo a eles que desenvolvam soluções criativas e empreendedoras em situações que exijam liderança, e que, com isso, possam contribuir para o aperfeiçoamento do seu Projeto de Vida.

ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO

O Professor Multiplicador deste curso desenvolverá práticas relacionadas à oralidade, para que o estudante realize uma comunicação assertiva, expondo ideias, defendendo projetos e, com isso, argumentar por meio do discurso oral e das condições de produção de textos orais que regem a circulação de diversos gêneros nas diferentes mídias e campos da atividade humana.

GEOPOLÍTICA

O Professor Multiplicador deste Itinerário Formativo desenvolverá habilidades de investigação, comparação e análise da influência de fatores econômicos, políticos, ambientais e sociais sobre as ações políticas e estratégicas entre os Estados, estimulando o pensamento analítico e a capacidade de compreender as relações diplomáticas e econômicas entre países.

FILOSOFIA E SOCIEDADE MODERNA

O Professor Multiplicador do componente de Filosofia será responsável pela formação continuada, pela orientação, pela mediação e pelo acompanhamento do Professor Cursista de Filosofia, tendo como objetivo principal incentivar, através do diálogo e da colaboração, o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos aspectos didáticos e pedagógicos de Filosofia, aprimorando o domínio teórico metodológico para o Ensino Médio, como também metodologias e estratégias que proporcionem aprendizagens crítico e reflexivas acerca dos temas referentes ao pensamento filosófico.

ARTES E MÍDIAS DIGITAIS DO ITINERÁRIO FORMATIVO

Neste Itinerário Formativo, o Professor Multiplicador aprofunda os conhecimentos em arte, comunicação e tecnologia, vistos ao longo da trajetória escolar, desde os registros mais rudimentares de escrita e manifestações artísticas artesanais, até o hibridismo com a tecnologia e toda a diversidade de materiais, suportes, ferramentas e procedimentos que ambas oferecem.

PROGRAMAÇÃO

O Professor Multiplicador de Programação contribuirá com suas experiências, suas vivencias e seus conhecimentos adquiridos ao longo das formações recebidas pela EFAPE para a construção, elaboração e o compartilhamento com os Professores Cursistas que ministram aulas de Programação a estudantes do Ensino Médio, ampliando assim a formação desses profissionais. Este formador é o responsável pela formação, orientação, mediação e pelo acompanhamento das ações realizadas pelo Professor Cursista, possibilitando assim um espaço de estudo, de reflexão, de debate e de troca de experiências frente aos objetos de conhecimento para o componente de Programação, o qual utiliza conteúdo da plataforma Alura.

Municípios

ALFABETIZAÇÃO

Recomposição de Aprendizagem

RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA MATEMÁTICA

RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA LÍNGUA

Plataformas

Temas Transversais

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

O Programa Multiplica SP #Professores busca aprimorar as práticas pedagógicas e a formação colaborativa entre docentes como estratégia para a melhoria das aprendizagens. Dessa forma, o professor terá acesso a formações que fortaleçam seus conhecimentos e aprimorem suas práticas acerca dessa temática, colaborando com um ambiente escolar mais inclusivo na promoção do acesso e da permanência de estudantes negros e indígenas na escola. O Professor Multiplicador que optar pela temática da Educação Antirracista terá formações com foco no desenvolvimento de ações pedagógicas que promovam o engajamento da comunidade escolar no combate às práticas racistas em todas as suas dimensões. Nesse contexto, o Material Digital se constitui como um recurso pedagógico para fortalecer as ações pedagógicas voltadas à transversalidade de todos os componentes curriculares a partir de temas que possam dialogar com as questões que envolvem o racismo. Desse modo, compreender as Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08 para refletir sobre os contextos históricos, políticos, sociais e culturais pelos quais pessoas negras e indígenas passaram e passam é imprescindível para que haja o planejamento e o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas à transversalidade em todos os componentes curriculares no combate ao racismo.

EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA ESPECIALIZADOS

O Professor Multiplicador é o docente que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE): salas de recursos, itinerância e/ou projeto do ensino colaborativo, que receberá orientações dos saberes construídos entre pares pelos PEC Multiplica: profissionais da Educação Especial atuantes nas Diretorias de Ensino das regiões do estado de São Paulo. O Professor Multiplicador atuará com seus pares: Professores Cursistas, professores especializados, que experienciarão a formação por meio da troca de saberes e da construção de conhecimento, visando à prática pedagógica inclusiva na escola.

EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA REGENTES

O Professor Multiplicador é o docente que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE): salas de recursos, itinerância; e/ou projeto do ensino colaborativo, que receberá orientações dos saberes construídos entre pares pelos PEC Multiplica: profissionais da Educação Especial atuantes nas Diretorias de Ensino das regiões do estado de São Paulo. O Professor Multiplicador atuará com os professores regentes: professores da Educação Básica I e II, dos componentes curriculares, atuantes em sala de aula, que experienciarão a formação por meio da troca de saberes e da construção de conhecimento, visando a uma prática pedagógica inclusiva na escola.

METODOLOGIAS ATIVAS

CONVIVA

O Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – CONVIVA SP tem disponibilizado formações, voltadas à melhoria da convivência escolar, para os educadores da rede pública estadual de ensino, especificamente Professores Orientadores de Convivência (POC), Supervisores de Ensino/Supervisores Educacionais, Professores Especialistas em Currículo (PEC), Diretores de Escola/Diretores Escolares, Vice-Diretores e Coordenadores de Organização Escolar (COE), por meio de Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) e lives.

É participante do programa e tem algum
questionamento ou dúvida? nos escreva!

Exemplo de aplicação de texto corrido, lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla in lectus sapien. Morbi vel tristique nibh. Nunc vel bibendum dolor, id dignissim nunc.

Exemplo de aplicação de texto corrido, lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla in lectus sapien. Morbi vel tristique nibh. Nunc vel bibendum dolor, id dignissim nunc.